sexta-feira, 12 de julho de 2013

COMO VALORIZAR A SABEDORIA





PROVÉRBIOS 1

1.1   Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.

1.2   Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos.

1.3   Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos.

1.4   Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.

1.5   Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,

1.6   fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.

1.7   Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.

1.8   Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz.

1.9   Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.

1.10   Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe.

1.11   Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!

1.12   Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas.

1.13   Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas.

1.14   Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”

1.15   Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.

1.16   Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.

1.17   Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando.

1.18   No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.

1.19   O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.

1.20   Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.

1.21   Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:

1.22   — Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?

1.23   Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.

1.24   Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção.

1.25   Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.

1.26   Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês.

1.27   Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições.

1.28   Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão.

1.29   Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR.

1.30   Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi.

1.31   Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram.

1.32   Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.

1.33   Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.



FONTE: BÍBLIA SAGRADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMADOS, FICAREI FELIZ SE VOCÊ COMENTAR, EXPRESSAR AQUILO QUE SENTE AO LER ESTAS MENSAGENS.

PARTICIPE DESTE BLOG FALANDO QUE O SEU CORAÇÃO DESEJAR!

MEU E-MAIL: grasanbarros@gmail.com

FALE COMIGO, TEREI O MAIOR PRAZER AO RESPONDER CADA E-MAIL RECEBIDO! A PAZ DO SENHOR!